domingo, 24 de fevereiro de 2013

Vamos discutir a relação?

Esse título, escolhido para lembrar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, é justamente para deixar claro que o cuidado, a atenção, o amor e o desejo de salvar a sua relção são características muitas vezes incompreendidas. Quer entender a mulher? Fácil! Tente agir da mesma forma como se estivesse diante de um amigo precisando de um pouco de compreensão na hora de um desabafo.

  Falar de mulher é falar de coisas simples. Dizem que as mulheres são complicadas. Mero engano! O que há de complicado em querer estar ao lado de quem gostamos? O que há de complicado em querer um carinho em forma de palavras? O que há de complicado em querer ser lembrada por aquele que amamos? O que há de complicado em querer discutir relação? Não tem nada de complicado. É complicado para aqueles que não conseguem dar o que um ser humano precisa para se sentir bem, feliz, amada, aí é diferente. 
      A relação de dois seres humanos não é fácil mesmo mesmo, seja lá qual for a relação: - pai e filhos; filhos e mãe; colega; primos; irmãos...enfim! São cabeças diferentes se relacionando com ideais diferentes. Como poderia ser fácil? Como podem estigmatizar a mulher, levando-a a carregar nas costas a fama de ''complicada''?
      Falando de ser humano há uma grande diferença: - Alguns querem e não pedem, outros querem e pedem; Alguns espoem seus desejos, outros reprimem; Alguns querem discutir seus problemas afim de resolvê-los, outros evitam discutir esses problemas pela simples incapacidade de enfrentá-los.

      Diante disso posso afirmar que a mulher é corajosa, é destemida e objetiva. Ela toma iniciativas para que as coisas se ajeitem, melhorem. Se melhorar, ótimo! Se piorar, significa que ali estão apenas dois seres humanos que tem pensamentos tão diferentes a ponto de tornar uma convivencia impossível. Apenas isso! Antes de ser mulher, somos seres humanos, como você (homem)! Vamos sentar e discutir a nossa relação?
     

                                           Dia 08 de maio, para a mulher ser lembrada como alguem que tem desejos, amor, pensamentos, ideais, objetivos, atitudes e sentimentos!

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Pérola roxa


      O açaí é uma frutinha de cor roxa, não apropriada para consumo sem que tenha sido processada em um batedor de açaí. Conhecida também como uaçaí, açaí-branco, açaí-do-Pará, açaizeiro, coqueiro-açaí, iuçara, juçara, palmiteiro, palmito, piná e tucaniei. Uiaçá ou açaí, que vem do tupí Yasa'i (fruto que chora) em alusão ao sumo que sai do seu fruto e ''Juçara'' que vem do tupí Yu'sara.
A fruta é nativa de varzea da região amazônica, encontrada na Venezuela, Colombia, Equador, Guiana, Trinidad e Tobago, Ilhas e Brasil. No Brasil é encontrada nos estados do Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Rondonia, Acre e Tocantins. O pé de açaí cresce de 12 a 20 metros de altura, em touceiras de 4 a 8 ''estipes''(troncos de palmeiras). As folhas podem ser aproveitadas para confeccionar chapéus, esteiras, cestos, vassouras e para cobrir casas. As sementes, depois de limpas são usadas para fazer artesanato como pulseiras, colar, cortinas. De seu tronco se extrai o palmito, usado na culinária em sopas, saladas,  pizzas e outros.
   Imagem Google
  Pode-se usar o açaí na confecção de picolés, sorvetes, tortas, musses, bombons, geléias, doces. Ou com frutas, granolas e uma infinidades de outros ingredientes. Mas para o paraense essa não é a melhor forma de tomar o açaí. Para saboreá-la, o paraense é tão rústico quanto a fruta.

     O VALOR NUTRICIONAL DO AÇAÍ
 Cada 100 gramas:  
água 48,0g
resíduos totais: 1,58 g
fibras:16,9 g
valor energético: 247 kcal
proteínas: 13 g
lipídeos:17 g
glicídeos: 1,5 g
açúcares simples: 1,5 g

oligoelementos
potássio: 932 mg
magnésio: 174 mg
fósforo: 124 mg
cálcio: 286 mg
sódio: 56,4 mg
zinco: 7 µg
ferro: 1,5 µg
cobre: 1,7 µg
vitaminas
vitamina C: 0,01 mg
vitamina B1: 11,8 µg
vitamina B2: 0,32 µg
vitamina B3: 1738 µg
vitamina B5 1389 µg
vitamina B6: 257 µg
vitamina B9: 0 µg
vitamina B12: 0 µg
vitamina A: 146 UI
retinol: 0 µg
vitamina E: 2,07 µg
vitamina K: 20 
 Imagem Google
 
COMO SE TOMA O AÇAÍ

      Antes de ir para a mesa, o açaí é batido em máquina apropriada, depois de ficar de molho na água em temperatura ambiente para amolecer mais. Mas pode ser amassado com as mâos também, passado na peneira, fica mais original e muito saboroso. Natural ou gelado, com sal ou açúcar. Há quem prefira não acrescentar nem um, nem outro. Mas tem que ter um acompanhamento, como: farinha de mandioca, farinha de tapioca, pirarucú frito ou outro peixe qualquer frito ou assado, charque frito ou camarão. A mistura do açaí adoçado, com um desses itens acima...hummm, é que faz a diferença! Interessante como as crianças da região se apaixonam logo pélo sabor dessa papa de fruta e cada uma já vai mostrando sua preferencia nos acompanhamentos. Minha neta, por exemplo, toma ele adoçado, com farinha de mandioca e coloca pedaços de charque frito dentro. Esquisito? pode ser. Mas é assim que o paraense sente o verdadeiro sabor dessa fruta pra lá de exótica!



quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

''Pará-O Muiraquitã do Brasil'', no carnaval 2013

O carnaval do Rio de Janeiro, esse ano, presenteou o Pará com uma homenagem. Seremos tema de uma das escolas de samba mais importantes do evento, a Imperatriz Leopoldinense, que entrará na avenida na segunda feira, dia 11, como a penultima Escola a desfilar.  Com o tema ''Pará- O Muiraquitã do Brasil'', traz 3.200 componentes, 32 alas e 7 alegorias. A promessa do carnavalesco Cahê Rodrigues é mostrar o Pará como nunca se havia mostrado. Ao lado de Cahê, estão Mario e Kaká Monteiro, que dão uma visão mais cenográfica para as alegorias. O desfile da Escola vem dividido em seis setores, que iniciam motrando como as tribos indígenas ajudaram na construção da história do Pará; a chegada do homem branco ao Pará; as consequencias do ciclo do ouro e da borracha;  o artesanato e tudo o que é tirado do solo e transformado em arte; os ritmos e danças do Pará; homenagem ao Círio de Nazaré (padroeira dos paraenses).
Imagem:www.sidneyrezende.com

Os carros vem com detalhes bem artesanais e por isso muito trabalhosos, um dos carros tem vasos de cerâmica  pintados um a um com detalhes marajoaras.
Só lembrando, a Imperatriz Leopoldinense já foi campeã oito vezes no Grupo Especial. Para os paraenses é motivo de orgulho estar presente neste carnaval mostrando o que há de melhor em nossa terra, para os outros Estados e paises que terão acesso à transmissão do evento.
 Imagem:www.sidneyrezende.com

E vamos nós, Pará!!!!


SAMBA ENRREDO

 Autores:Me leva, Gil Branco, Tião Pinheiro, Drummond e Maninho do Ponto.
Intérpretes: Dominguinhos do Estácio e Wander Pires.

Raiou Cuara!
Oby aos olhos de quem vê!
Eu bato o pé no chão, é minha saudação,
Livre na pureza de viver!
Sopra no caminho das águas
O vento da ambição!
O índio, então...
Não se curvou diante a força da invasão,
Da cobiça fez-se a guerra,
Sangrando as riquezas dessa terra!
Cicatrizou, deixou herança,
E o que ficou está em cartaz...
Na passarela, “estado” de amor e paz!
Siriá... Carimbó... Marujada eu dancei!
No balanço da morena... Me apaixonei!
O bom tempero pro meu paladar...
De verde e branco “treme” o povo do Pará!
A arte que brota das mãos,
Dom da criação, vem da natureza...
Da juta trançada em meus versos
Se faz poesia de rara beleza!
Oh! Mãe... Senhora, sou teu romeiro,
A ti declamo em oração:
Oh! Mãe... Mesmo se um dia a força me faltar,
A luz que emana desse teu olhar
Vai me abençoar!
No Norte a estrela que vai me guiar,
Exemplo pro mundo: Pará!
O talismã do meu país,
A sorte da Imperatriz!