domingo, 29 de julho de 2012

A dança dos Guarás

         Um espetáculo gratuito, vivo e natural pode ser assistido por aqueles que tem a oportunidade de conhecer Bragança, litoral norte do Pará , mais precisamente a ilha de Canelas ou ilha da Passarela que fica a 5 km da cidade. O local é berçário de diversos pássaros, principalmente os Guarás. 

         Todos os dias, como num ritual, os guarás saem dos ninhos pela manhã, afim de procurar comida em lugares que se distanciam até 5 km dali. retornando á tarde, deixando o céu todo vermelho, lindo! O espetáculo pode ser observado no período de abril a julho.

         Os Guarás nascem pardos e vão adquirindo essa coloração ao longo da vida, por causa dos carotenóides, que são substancias presentes no seu principal alimento, os caranguejos. Guará origina-se do  termo Tupi awa'; rá (penas para enfeitar).

         A UFPA criou o MADAM (Manejo e Dinâmica em Área de Manguezal) projeto que trabalha com pesquisa em conjunto com cientistas brasileiros e alemães
         Para se chegar ao local é necessário esperar a maré favorável e não é possível permanecer hospedado no local. Mas visite e guarde em fotos e lembranças de um espetáculo inesquecível!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Julho...férias e sol!


  Aqui no Pará o mês de julho é sinônimo de alegria! Álém das férias, é verão. Depois de muita chuva é hora de descansar em uma das praias paraenses, ou pequenas cidades com balneários de águas geladas e curtir aquele sol! Então, venha você também pra cá!!

BALNEÁRIOS

Balneário do Levi
Imagem  mojupara.blogspot
      Localizado á 7 km da cidade de Mojú, rodovia PA 150, km 4, ramal do Levi, Baixo Tocantins. Ás margens do rio Ubá, um dos principais afluentes do Rio Mojú.

Rio Caeté
Imagem Google
      Localizado na Pará-Maranhão, a uns 10 km de Capanema, o Rio Caeté passa por diversas cidades vizinhas. É um local ótimo, com água corrente e supergelada, com duas opções de local diferentes: um mais reservado que é aberto ao público e o outro fica á beira da estrada, todo estruturado, com barraquinhas padronizadas e uma quadra poliesportiva, uma graça! Os dois locais oferecem refeições e bebidas.



Rio Peixe-Boi
Imagem: Fernanda de Oliveira Sousa
      O Rio Peixe-boi fica numa cidadezinha bem acolhedora, que tem o mesmo nome do rio. É um dos pontos de parada dos banhistas que vem das praias do nordeste paraense. Ali se ''tira o sal'', como costumam falar os veranistas. A água fria é convidativa e gostosa!

PRAIAS

Alter do Chão
Imagem Google
         Alter do Chão, antiga aldeia dos Borari, hoje denominada Caribe da Amazonia, está localizada á 30 km de Santarém-Pá, cidade situada á beira do rio Tapajós, extensão do rio Amazonas. O lugar impressiona pela beleza das praias de areia branquinha e água doce!

Salinópolis
Imagem Google
      Salinópolis está situada no nordeste paraense e tem uma das praias mais bonitas e frequentadas do Pará, a Praia do Atalaia. (veja detalhes em ''turismo'', aqui no blog).

Ajuruteua
Imagem Google
      Também situada no nordeste paraense, na zona Bragantina, Ajuruteua é uma praia mais rústica, mas muito bonita. Ali, as pousadas são construídas de forma rústica, em madeira e alta do chão, por causa das constantes mudanças geográficas provocadas pelo avanço do mar.
      Essas são algumas das opções de lazer que o povo paraense dispõem para passar férias e feriados. Mas existem um grande número de lugares tão bonitos quanto esses mostrados aqui. Visite-nos!