quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os aromas da Porta da Amazônia

      Você já sentiu o cheiro de uma cidade? Mas como? cidade não tem cheiro. -Ah, tem sim! Já na chegada, se for de avião, de ônibus ou de navio, você vai sentir os primeiros aromas da cidade de Belém. Quer seja no aeroporto, no porto ou no terminal rodoviário, sempre tem algum ponto onde vendem os sabonetes, as loções, os óleos aromáticos, os incensos, os artesanatos confeccionados de raízes que tem o cheirinho característico do Pará. E em todas as fases da vida do paraense esses aromas estão presentes.
      Pode entrar! Você está na porta da Amazônia, que vai estar sempre aberta aos ilustres visitantes, que recebem as boas vindas com cheiro-do-pará!
      Então você vai conhecer a cidade e se depara com um lugar totalmente aromatizado, ou pelo perfume das ervas; da maniçoba, ou pelo cheiro do tucupí, que ferve nas panelas em cada esquina onde vendem tacacá. 
Imagem Google
      Ao chegar no ver-o-peso há uma mistura de aromas, que é alternada com o cheiro da maré, pois o Ver-o-Peso fica ás margens da Baía do Guajará. Então você se depara com o cheirinho de frutas e comidas regionais, ervas, raizes, artesanatos de raízes perfumadas.
Imagem Google
      Ali existem inúmeras barracas que vendem pequenos, médios e grandes vidros contendo perfumes ou banhos atrativos, tais como: ''chama dinheiro'', ''chama homem'', ''amansa homem'', ''chama fortuna'' e outros. Assim como óleos medicinais para massagens; ervas medicinais; perfumes de priprioca, sândalo e patichouli.
Imagem Google
      E é nesses vidrinhos mágicos e nessa mistura de cores e cheiros é que o Pará conserva a sua identidade sempre original. Onde a cultura é passada de geração em geração, permanecendo viva e encantando aqueles que por aqui passam.
      
                                                 BEM VINDOS AO PARÁ!

4 comentários:

  1. Oi flor, lindo seu blog, obrigada pela presença lá no meu cantinho, seras sempre bem vida.
    Conheço so um bocadinho do Pará e o que mais amoooo é o Açaí,,, hummma delicia.
    Bjks e volte sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga...eu que agradeço a sua presença aqui. Você precisa voltar ao Pará para conhecer outras coisas deliciosas da terra!
      Esteja á vontade!

      Um abração

      Excluir
  2. E como as cidades tem seu cheiro característico! Meus pais moram em uma cidade de MT que tem um cheiro muito agradável e minha cidade, Foz do iguaçu tem vários cheiros, depende da época do ano.
    Uma linda semana pra ti

    ResponderExcluir
  3. É verdade amiga. São aromas que só os moradores do local conhecem!

    Um abração e obrigada pela visita e valioso comentário!

    ResponderExcluir

Comente: