sábado, 10 de dezembro de 2011

O mistério das botijas de ouro

FOTO DO SITE OFICIAL DA CIDADE DE ÓBIDOS
A cidade que morei no baixo-amazonas é cercada por um lago, onde, do outro lado fica a Serra da Escama. Ali, em tempos antigos, os soldados montavam guarda, tinham seu alojamento construido no subterraneo ao topo da Serra, denominado de Forte Gurjão. Na serra tinha um reservatório de armas e a visão do alto facilitava a eles avistarem a aproximação de inimigos. Quando visitei a Serra, ainda pude ver um lindo relógio de sol, canhóes e a armação de ferro dos beliches dos soldados, Impressionante! Mas o que me chamava a atenção eram os gritos dos macacos, eram sons assustadores, por alguns períodos do dia. Outra coisa que me intrigava eram as estórias de objetos de ouro que teriam sido enterrados por pessoas que viveram lá à muitos anos atrás.
FOTO DO PORTAL DO ESPÍRITO
Não é difícil encontrar pessoas mais antigas contando várias estórias, afirmando a veracidade das mesmas, chegando a convencer os visitantes, tamanha riqueza de detalhes, envolvendo descendentes das pessoas envolvidas!
Tudo começa com um sonho, onde alguem vem em sonho, entregar algum objeto de ouro que está enterrado, mostrando o local onde a pessoa vai encontrar o tesouro. Podendo ser talheres de ouro, moedas escondidas em botijas de barro e ouvi estórias até de um famoso violido que teria sido dado a um comerciante bem sucedido do lugar, que na época era um simples funcionário de um orgão local. E desde que este desenterrou o violino, passou a crescer e mudar de vida!
Segundo alguns moradores, ainda existem muito ouro enterrados na cidade. Na serra da escama estaria a maior parte dele. Se é verdade ou não, é difícil saber, mas partindo do princípio de que antes não existiam Bancos e as pessoas tinham mesmo o hábito de enterrar seus bens materiais afim de protegê-lo, até se poderia acreditar que é um fato verídico. Mas é bom ressaltar que, segundo os moradores do lugar, a pessoa só encontra os objetos se estes forem doados em sonho. E sempre o espírito que doa pede algo em troca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: