sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pirarucú: peixe nobre

Esse peixe é um fóssil vivo, sua família existe sem modificações há mais de 100 milhões de anos! Conhecido como pirarucú ou arapaima, com o nome científico de ARAPAIMA GIGAS, dura por mais de 18 anos e tem sua idade adulta com 5 anos. De um tom esverdeado e calda vermelha, é um belo peixe, medindo até 4,5 m e pode pesar até 220 kg. É capaz de comer qualquer coisa, desde tartarugas, plantas, até seixo areia e carvão!

Encontrado nas águas da Amazônia o Pirarucú de nome denominado pelos índios PIRA (peixe) e RUCÚ (vermelho) de urucum, nada nas águas rasas. Na é poca da seca é capaz de atravessar longos caminhos por terra para procurar água. Isso se deve à sua bexiga natatória que utiliza como um pulmão, aproveitando o oxixenio do ar.. Possue em torno de 90 dentes e seus maiores predadores são as piranhas. Embora o maior risco esteja na pesca.

A PESCA MANEJADA DO PIRARUCÚ PARA PRESERVAR A ESPÉCIE

No período de outubro à novembro, o pirarucú é pescado sob regras bem delineadas. Com o objetivo de garantir a conservação da espécie na região e seus p[eríodos de reprodução. As atividades são acompanhadas pelo Instituto Chico Mendes e IBAMA/MA. O IBAMA mantem vários projetos que trabalha em outros Estados em que há existencia do peixe.

NA CULINÁRIA
O pirarucú tem uma carne de sabor suave e é muito apreciada. Com uma variedade de receitas, usada também de forma simples como: cozido, frito, desfiado e refogado, tortas, bolinhos e etc. Seu preço varia entre 30 a 28 reais, tornando a procura escassa e fazendo dele um peixe nobre. Abaixo deixamos uma receita requintada com esse famoso peixe. Bom apetite!

PIRARUCÚ DE CASACA

1 quilo de pirarucu seco
1 quilo de farinha de mandioca tipo uarini (no rio é conhecida como farinha d'água; se não achar, pode ser retirada da receita)
2 vidros de leite de coco pequenos
6 ovos cozidos
200 gramas de azeitonas
700 gramas de ervilhas
2 bananas da terra fritas em rodela

Molho:
4 tomates
2 cebolas
1 porção de cheiro verde
2 colheres de chá de sal
2 colheres de chá de coloral
1 copo de água
1 xícara de azeite de oliva
Como Preparar Pirarucu de Casaca:
Frite o peixe e depois desfie. A farinha deve ser misturada ao leite de coco, com cuidado para não ficar nem muito seca nem muito molhada.
Para o molho, separe uma frigideira grande e ponha o azeite de oliva.
Depois de quente, despeje as cebolas e deixe dourar com colorau.
Em seguida acrescente o tomate.
Refogue com água e sal a gosto. No final, ponha o cheiro verde. Ingredientes preparados, é hora do grande segredo do prato a arrumação.
Os ingredientes são colocados em camadas, um a um.
Primeiro o molho, depois a farinha, depois o pirarucu, a banana, e assim por diante. Depois das camadas prontas, leve ao forno por 20 minutos.
Aí é só enfeitar e servir. O pirarucu pode ser substituído pelo bacalhau, pescada ou peixe pedra, todos salgados.

obs: PRESERVAR PARA NUNCA FALTAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: