sábado, 8 de outubro de 2011

Lembranças da infancia: Brinquedos de Mirití


Domingo, 09 de outubro de 2011 será realizada mais uma das mais importantes manifestação de fé Paraense: O Círio de Nazaré! Na verdade o Círio já começou à alguns dias com os preparativos para a festa. O preparo da maniçoba, a compra do pato que será feito no tucupí, assim como outras comidas típicas que vão sendo definidas para a ceia. O parque funciona diariamente, hotéis lotados e vendedores felizes, é hora de aproveitar! Andar nas ruas de Belém nessa época, é sentir o cheiro de festa misturada com as frutas de sabor marcante, o patichouli e o acolhiomento do nosso povo aos visitantes. E é no Círio que um dos artesanatos mais tradicionais do Pará se destaca Os brinquedos de Mirití!

A MATÉRIA PRIMA: A PALMEIRA DE MIRITÍ



A palmeira de merití mede em torno de 20 a 30 metros e em outras regiões do Brasil é conhecida popularmente como: Burití, palmeira dos brejos, carandaí guaçú, murití, morití, coqueiro-burití. Com o nome científico MAURÍTIA FLEXUOSA e típicas de áreas alagadas, peso levíssimo, equivalente ao isopor. A fibra desta palmeira é utilizada na fabricação de objetos representativos da cultura popular.

O FRUTO


O fruto do Burití é usado para preparar doces, sorvetes, licor, geléias, cremes e vitaminas. Cada 100 g contém 144 calorias, 2,6g de proteínas, 156 mg de cálcio, 54 g de fósforo, 6.ooo de vitamina A, 0,03 mg de vitamina B1, 0,23 mg de vitamina B2 e 0,26 de vitamina C.

O ARTESANATO



Da palmeira é tirada a matéria prima usada na confecção de diversos objetos usados no dia do Círio pelos pagadores de promessa, tais como: barcos e casas.
Outra atração que enche os olhos das crianças são os brinquedos coloridos que dançam na vista da criançada que vai ao parque se divertir!


Esses brinquedos trazem qualquer paraense de volta à infância, afinal, quem nunca teve um brinquedo de Mirití? Tão coloridos e diversificados, aguçam a curiosidade dos visitantes e nos enche de orgulho, por ter-mos artistas tão talentosos!


Alguns desses brinquedos criam movimentos ao serem manipulados pelas crianças. Esses são os mais procurados, onde a criança segura na ponta de um suporte preso ao brinquedo e sai empurrando, enquanto este se movimenta fazendo alguns ruídos. Outros, ao serem girados, emitem também um som bem interessante. A criatividade desses artistas não pára. A cada ano inovam e alegram as crianças com as cores vivas, encontradas a cada esquina do parque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: