sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Detesto cebolas...


Calma!!! Sem dúvida que é um depoimento verdadeiro. Mas não vamos radicalizar e jogar fora aquilo que a cebola tem de melhor!
Conviver com o gostinho da cebola, para mim, nunca foi uma coisa das mais agradáveis. Lembro que, quando era criança, uns 10 anos mais ou menos, fiz uma viajem com minha mãe em um navio, para Manaus. Na hora do almoço estáva-mos sentadas à mesa, que era enorme e comportava um bom número de pessoas. Muito bem arrumada e servida por garçons. O garçom se aproximou de mim e colocou em meu prato nada mais que um grande pedaço de bife coberto por cebolas. Minha mãe sempre me ensinava que era feio deixar comida e resto de temperos na beira do prato, e agora? Olhei para o meu prato, para a minha mãe e para aquelas pessoas sentadas à mesa e fiquei imaginando o que eu iria fazer! Então pedi para minha mãe colocar suco no meu copo, cortei toda a cebola, e não era pouca. Enchi a colher de cebola, coloquei na boca e tomei o suco em seguida, aaagghhh! Ô mana...Vamos respeitar, me lembro até hoje da cara de desgosto que fiz! É por isso que as crianças ficam traumatizadas com certas coisas!
O interessante é que hoje não fico sem usar a cebola como tempero, não que eu tenha passado a gostar. O que eu não gosto é de mastigá-la, mas do sabor eu gosto. E uso em saladas, purês de batata, farofa e etc...
Então vamos para o lado bom dessa hortaliça. Conhecer um pouco mais e passar a valorizá-la é um bom começo!

CEBOLA

O Nome científico é ALLIUM CEPA L. Segunda hortaliça em importancia econômica, é utilizada na culinária como tempero. Não se tem certeza da origem da espécie, mas diversas caracte'risticas morfológicas e fisiológicas da cebola indicam a hipótese de que essa hortaliça tenha originado nas regiões áridas da Ásia Central.

BENEFÍCIOS À SAÚDE

Reduz o açúcar no sangue por ser uma fonte de cromo; promove a saúde cardiovascular, reduzindo níveis elevados de colesterol; promove a saúde gastrintestinal, reduzindo o risco de desenvolver cancro no cólon e outras regiões do organismo; promove a saúde óssea; tem ação anti-inflamatória e anti-bacteriana. Posue vitaminas: B1, B2, B3, B4, B5, B6, B7, B8,B9 e C.

CHÁ PARA INFECÇÃO ESPIRATÓRIA AGUDA (IRA)

Leve ao fogo 2 colheres de açúcar e 1 cebola cortada em quatro pedaços. Deixa derreter o açúcar, de modo que fique um pouco escuro, mas não queimado. Acrescente 1 1/2 xícaras de água. Quando começar à ferver, feche o fogo e esprema 1 limão grande cortado em quatro pedaços e depois coloque esses pedaços do limão dentro do chá. O limão deve estar com a casca. Tampe a panela e deixe por 10 minutos. Tome com o comprimido que você costuma usar para resfriado. Ou simplesmente só o chá. Ele é ótimo na fase inicial da gripe, ajudando a etapa da coriza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: