quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Os deliciosos bombons paraenses

A culinária paraense é muito rica e exótica. Quem nunca provou os deliciosos bombons de cupuaçú, castanha do Pará ou açaí, não sabe o que está perdendo! O sabor é inigualável e em cada ponto comercial é comum ver-mos os potes cheios de bombons com papeis coloridos. Algumas empresas já fazem em grande quantidade e exportam. Mas essas delícias também são o ganha páo de muitas famílias paraenses!
Aqui está a receita original para quem deseja experimentar. Acredito que em super mercados de grande porte de todo Brasil seja possível encontrar polpas congeladas. Então aproveite e bom apetite!

BOMBONS DE CUPUAÇÚ

Doce de cupuaçú:
1 kg de polpa de cupuaçú
1 kg de açúcar

Leve ao fogo mexendo até que desprenda da panela. Se quiser um tom mais avermelhado, acrescente um pouco mais de açúcar antes de levar ao fogo. Reserve.

Doce de gemas:
1 lata de leite condensado
1 gema

Leve ao fogo sempre mexendo até desprender do fundo da panela. Ponto de brigadeiro. Reserve.

Modo de fazer:
Pegue uma pequena porção de doce de gemas, passe no açucar e abra na palma da mão. Coloe aí um pouco de doce de cupuaçú, de formas que dê para fechar, formando uma bola do tamanho de brigadeiro. Passe no açúcar e deixe secar por 24 horas.
No outro dia, derreta o chocolate ao leite hidrogenado, próprio para bombons caseiros. Banhe as bolinhas feitas no dia anterior e deixe secar por mais 24 horas. Se preferir, faça os bombons em formas próprias, seguindo a mesma técnica que se usa para fazer ovos de páscoa.


Da mesma forma, podemos fazer o bombom de castanha do Pará. Para isso, basta envolver a castanha com o doce de gemas e banhá-la no chocolate derretido, pronto! Sem mistérios.


BOMBONS DE AÇAÍ

Doce de açaí:
1 litro de açaí bem grosso
1 kg de açúcar

Leve ao fogo e mexa até desprender da panela.
Faça o mesmo processo do bombom de cupuaçú, sendo que ao inves de usar o doce de cupú, use o doce de açaí.


Assim, usando cada fruta, você repete o processo com o bacuri, buriti e castanha de cajú. Um bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: